NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA – NPJ

NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA - NPJ


Atendendo às necessidades do contexto sócio-histórico atual, o Curso de Direito da FATEJ/FADISA busca priorizar a formação do aluno na sua totalidade, com capacidade de análise e articulação de conceitos e argumentos, de interpretação e valoração dos fenômenos jurídico-sociais. Seus princípios e finalidades estão concebidos numa visão holística de sociedade, na intenção de promover através do ensino, pesquisa e extensão, a formação de um profissional crítico e autônomo.

A proposta curricular do Curso de Direito da FATEJ/FADISA evidencia, em sua base filosófica, um enfoque sócio-antropológico; concebe o Direito como meio e fim educacionais, delimitando sua área de conhecimento ao desenvolvimento do raciocínio jurídico, ao equacionamento e busca de soluções de problemas e à capacidade de comunicação. A linguagem própria, concisa e clara, que contém mensagens filosóficas, psicológicas e técnicas, constitui a unidade/totalidade das inter-relações entre sujeitos e mundo e se concretiza histórica e culturalmente em diferentes práticas sociais e pedagógicas, condicionadas a valores específicos da realidade concreta vivida.

Sabe-se que o profissional do Direito encontra hoje, no mercado de trabalho, novos desafios e oportunidades. Por isso o Núcleo de Prática Jurídica (NPJ) é a unidade acadêmica na qual os recursos humanos e materiais serão alocados para a prestação e coordenação direta ou indireta, exclusiva, compartilhada ou conveniada, de atividades de prática jurídica curricular e extracurricular, inclusive para atendimento ao público, e de atividades de complementação pedagógica em geral.


Clique aqui para acessar o Regulamento do Núcleo de Prática Jurídica